Quem me Inspira... - Música

Quem me inspira…: Johnny Cash.

Bem, hoje vou falar de um artista que respeito demais e embora suas músicas não sejam meu estilo, aliás, NADA ver com o estilo habitual de música que ouço, aprecio demais sua obra, me divirto e emociono com cada uma de suas músicas.

Johnny Cash
johnny_cash_CFFB
John R. Cash, o famoso cantor e compositor Johnny Cash nasceu no ano de 1932 no estado de Arkansas, nos EUA.  Sua carreira voltada ao rock’n roll dos anos 50 e ao country norte americano durou cerca de cinco décadas marcada por muito sucesso, drogas, tragédias, amor e muito, muito talento. É conhecido por seus fãs como O Homem de Preto além de ter uma voz sepulcral muito característica, difícil de não reconhecer.
Sabia tocar violão e piano e além de ter uma grande carreira solo, teve uma grande banda de apoio que o ajudou a obter ainda mais fama, os Tennessee Two. Além de todos os álbuns gravados ao lado da mulher, a famosa cantora, atriz, comediante e ganhadora do Grammy, June Carter.
Suas músicas mais famosas Folsom Prison Blues e Ring of Fire chegaram ao primeiro lugar de diversas paradas musicais pelos EUA.
Foi amigo de artistas como Bob Dylan e Ozzy Osbourne, e gravou álbuns com músicas de atuais artistas do rock’n roll como Rusty Cage do Soundgarden, Rowboat do Beck, tendo neste disco a participação especial do baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea, ganhando o Grammy como Melhor Álbum Country.
Em 2000 gravou o álbum American III: Solitary Man contendo as versões de I Won’t Back Down do Tom Perry e One do U2.
Em 2004 o videoclipe da música Hurt, composta por Trent Reznor do Nine Inch Nails do álbum American IV: The Man Comes Around foi indicado em sete categorias do VMA da MTV Americana, ganhando como melhor fotografia e ganhando também o Grammy de Melhor Videoclipe.
Johnny morreu no dia 12 de setembro de 2003 aos 71 anos devido a complicações com sua diabetes, menos de quatro meses depois da morte de sua esposa June.
No Brasil, a banda Matanza lançou em 2005 o álbum To Hell with Johhny Cash com covers em homenagem ao artista na qual a banda diz atribuir em suas influências.
Porque me inspira…?
Conheço Johnny Cash de nome há muitos anos, mas só fui realmente procurar saber sobre este artista faz 3 anos e confesso que fui influenciada pelo filme de sua vida, lançado em 2005 chamado Walk the Line ou Johnny & June. Tudo bem que os atores fizeram e muito bem seus papéis e até cantaram de forma muito bacana, mas nada se compara ao original e por isso fui baixar todas as músicas conhecidas de Johnny.
Sua voz poderosa, seu estilo BEM country americano além de seu visual de homem sério e ao mesmo tempo um tanto ‘rebelde’e seus óculos Ray Ban marcantes fizeram me apaixonar por suas músicas incríveis, dançantes e divertidas.

O engraçado foi estar na sala de casa, colocar as músicas em meu notebook tocando um pouco alto enquanto minha vó na cozinha me perguntava que raios de música velha eu estava ouvindo. Tudo bem que é velha, mas tipo… minha vó dizer isso foi muito engraçado pois seriam músicas ao estilo dela, da época dela e quem gosta sou eu, de duas gerações depois dela.

Tudo bem que muitos vão torcer o nariz e dizer que é música country, que não tem nada de rock nele e blá blá blá. Mas, quer mais do que todo seu estilo bad boy elegante, suas amizades super influentes e ainda a ousadia de gravar músicas do U2, Soundgarden e Nine Inch Nails?!!
johnny-cash-135-1
Johnny Cash é tudo de country com atitude rock’n roll, blues e folk e tinha a moral de fazer imitações engraçadas de seu colega de show, Elvis Presley. Quer mais moral que isso?
Bjs e até mais!
Deixe um comentário

