Coisas de Mim

Minha Sutil Opinião – Especial: O Código Da Vinci.

Estou me estendendo um pouco com essas colunas do Dan Brown, eu sei. Mas ultimamente não tive muito tempo para me dedicar ao blog, trabalhando bastante e ultimamente está sendo uma tortura conseguir ir pra casa com a atual situação dos transportes públicos. Chego em casa bastante ‘quebrada’.

dan

Enfim, vamos ver se terminamos este especial hoje! 😀

O Código Da Vinci

10361377Autor: Dan Brown

Editora: Sextante

Categoria: Literatura Estrangeira / Romance

O assassinato do curador Jacques Sauniere é o começo de toda uma grande trama. Jacques não era somente um simples curador, mas também um dos membros do Priorado de Sião, fraternidade milenar que teve membros como Leonardo da Vinci, Isaac Newton, entre outros homens importantes da história.

Antes de morrer, o curador deixou uma mensagem cifrada na cena do crime que poderia revelar quem teria feito aquilo. Assim, o famoso Robert Langdon é chamado junto com Sophie Neveu, neta de Jacques, para decifrar tal símbolo.

Diante de algumas circunstâncias os dois são tidos como suspeitos e correrão por toda Paris e Londres fugindo e tentando descobrir o que de fato tudo aquilo significava, para provar suas inocências e também saber quem teria cometido tal ato.

É no sorriso de Monalisa e nas obras do mestre da Vinci que Robert procurará pela resposta de um grande enigma que revelará um segredo milenar envolvendo diretamente a Igreja Católica.

Bem, eu tinha lido até então todos os livros de Dan na ordem correta, MAS na época que foi lançado o Código, minha mãe rapidamente pegou o livro que eu já tinha iniciado e por raiva eu deixei pra ler muito depois. Tanto que li o Símbolo Perdido e por fim o Código. Atrapalhou-me um pouquinho com alguns fatos, mas bem poucos. Como o autor não é TÃO ligado em colocar muitos elementos de livros passados em suas obras atuais, isso não influência tanto você ler suas histórias em uma ordem diferente dos lançamentos.

Enfim, eu gostei bastante do livro, não tanto quando a obra máxima suprema que é Anjos e Demônios, mas eu gostei bastante por todo o elemento de mistério e principalmente de todas as dúvidas que Brown levanta e planta em nossas mentes.

O impressionante é o quanto tudo que ele apresenta, as teses levantadas podem fazer sentido e ao mesmo tempo você tem que lembrar que aquilo é só uma história.

Foi o grande BOOM da época, a Igreja estava proibindo a venda dos livros em vários locais porque era algo que colocava em dúvida tudo que eles se basearam em todos esses anos, que assentaram a sua fé. E isso deu ainda mais fama ao autor. Acho que Dan Brown até que ficou bastante feliz com toda a mídia que a própria Igreja colocou sobre ele e até mesmo acabou sem querer instigando as pessoas, a saber, do que raios ele estava falando.

Só lhes digo que é de uma leitura bem atrativa e um drama muito bom de acompanhar e também tentar desvendar. Um final bacana!

O Código Da Vinci

O livro também ganhou adaptação para o cinema sendo a primeira vez que Tom Hanks interpretou Robert Langdon. Foi lançado em maio de 2006 tendo a direção de Ron Howard a atriz francesa Audrey Tautou como Sophie e a participação do conhecidíssimo ator também francês, Jean Reno.

Se você assistiu ao filme primeiro, como eu, é uma produção bastante bem feita, de uma trama legal e de um final muito bom. Mas, se você já leu o livro, se decepciona porque MUITA coisa foi mudada, principalmente a relação de Sophie com o real mistério. Nenhumas das adaptações dos livros de Dan ficaram boas, a meu ver.

2 comentários em “Minha Sutil Opinião – Especial: O Código Da Vinci.

  1. Então se você gostou do filme, vai gostar ainda mais do livro. Bem mais detalhado e com um final diferente do filme. Vale a pena Ana!

    Beijos e obrigada pelo comments!

Deixe um comentário

