Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: As Esganadas.

Depois de dois posts sobre os Instrumentos Mortais, vamos mudar um pouco o foco, ainda mais porque não terminei o terceiro livro da série e enquanto isso vou dando dica de outros livros pra vocês. Acredito que seja o segundo livro de um autor brasileiro que estou comentando aqui e me sinto muito lisonjeada de falar sobre a obra de um artista que gosto muito.

As Esganadas
13252_ggAutor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Literatura Nacional / Romance Policial
Tudo é corriqueiro na cidade do Rio de Janeiro em 1938, quando Getúlio ainda era presidente do Brasil.
Mas, uma série de assassinatos resolve tirar o sono de muitas pessoas, principalmente fazendo as refletir quanto ao seu peso. Isso mesmo. As vítimas têm como principal característica serem muito além do peso ideal, ou seja, mulheres que fossem gordas.
E não basta morrer, seu assassinato é levado pela gula e isso misturado a receitas de incríveis doces portugueses.
E nem pense que este livro será uma grande caçada da polícia e sua, caro leitor, porque o assassino será revelado logo de cara, você está apenas na primeira fileira, sentado, vendo todo o espetáculo acontecer.
Nunca tinha lido as obras de Jô Soares embora o admire muito como apresentador e um homem de inteligência aguçada. Minha mãe já falou muito sobre O xangô de Braker Street e Quem Matou Getúlio Vargas, afirmando que eram ótimas histórias.
Sendo assim, resolvi dar uma oportunidade ao me surpreender com mais um de seus talentos.
Li emprestado pelo meu ex-chefe e também viciado em livros, e terminei o livro em menos de uma semana. E nem por suas poucas 264 páginas, mas pela leitura fácil e de linguagem de rápida interpretação.
Enfim, diferente de muitos romances policiais como Agatha Christie e Sidney Sheldon, toda a história é uma grande caçada ao culpado, dos personagens e sua também caro leitor, como um detetive com suas suspeitas.
Neste caso, Jô Soares provou que é um homem que mantem sua história instigante pela forma, pela ‘beleza’ dos acontecimentos e motivos por tais crimes e não pela identidade daquele que cometeu os atos de fato.
De cara você descobre quem o faz, mas porque e como ele fará da próxima vez, a sua imaginação te levará a medida que as páginas vão se passando.
jo
Não é um tipo de livro que estou acostumada a ler, mas ao todo eu achei bem bacana. O assassino é realmente um homem bem maluco com instintos de prazer peculiares misturado a um forte complexo de Édipo.
O livro foi um sucesso de lançamento e bateu recordes de vendas nas primeiras duas semanas. Vale a pena dar chance a um dos nossos grandes talentos brasileiros. 
2 comentários em “Minha Sutil Opinião: As Esganadas.

  1. Tenho muita vontade de ler os livros do Jô Soares. Parecem ser muito legais. É a primeira resenha que leio de As Esganadas e só me fez ficar com mais vontade de ler. 🙂

    Beijos!

Deixe um comentário

