Quem me Inspira... - Música

Quem me Inspira…: Felicidades ao homem de muitas palavras, sentimentos profundos e uma melancolia que só pertencia a ele e a todos os seus milhares de fãs. Renato Russo Pra Sempre.

Depois da última postagem desta categoria falando do astro do grunge Kurt Cobain, teremos o nosso primeiro cantor brasileiro aqui no blog. Não há que não há outros bons cantores que me inspiram em meu país, mas este é o símbolo maior de tudo que me influenciou positivamente dentro do rock.

Renato Russo
Renato-Russo
Renato Manfredini Junior nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960. Desde pequeno o jovem teve contato com culturas que seriam fundamentais para o crescimento de seu caráter e seus profundos pensamentos, uma dessas foi o seu contato com a cultura americana com apenas 7 anos, quando seus pais foram morar em Nova York.
Com 13 anos seus pais mudaram do Rio de Janeiro para a capital do país, Brasília e foi essa a quem ele adotou como sua real cidade, a de coração e de suas músicas.
Dois anos depois devido a descoberta de uma doença nos ossos que o levou a uma cirurgia que teve como consequências uma recuperação de cerca de seis meses de cama. Foi ai que a formação musical de Renato foi iniciada, pois segundo ele, passou esses seis meses ouvindo de tudo e começando a sua extensa lista de discos.
Renato+Russo++crianaEm 1978 ele deixou o seu lado de garoto rebelde fluir e montou o Aborto Elétrico com Felipe Lemos, Flávio Lemos e André Pretorius. A banda até hoje é muito lembrada por suas músicas de rebeldia e ainda sim com letras marcantes. Devido a briga entre Renato e Fê Lemos, a banda só durou 4 anos.
Em 1982 o Aborto Elétrico terminou e dele surgiram as bandas Capital Inicial e Legião Urbana, a última tendo Renato nos vocais e baixo junto com a bateria de Marcelo Bonfá, a guitarra de Eduardo Paraná e o teclado de Paulo Guimarães.
Depois de indas e vindas Eduardo e Paulo saem da banda para a entrada de Renato Rocha e Dado Villa-Lobos. A formação durou pouco e logo se tornara um trio, formando assim a clássica Legião Urbana.
Renato dizia que se inspirava em Robert Smith, vocalista do The Cure e em Morrissey, na época a frente da banda The Smiths.
A partir de 1984 a Legião Urbana foi ganhando público e logo se tornara uma Religião Urbana, visto que muitos fãs levavam o som da banda como algo religioso e Renato Russo um Deus, algo que ele dizia não se sentir embora possamos dizer que talvez isso elevasse o seu ego bastante inflado.
Renato faleceu em 11 de outubro de 1996 em consequência de complicações causadas pela AIDS deixando um filho de 7 anos e uma legião de outros filhos desamparados.
Conheci Legião Urbana aos 8 anos de idade, cerca de dois anos depois da morte de Renato, por uma amiga minha da escola, Laís. Lembro-me que um dia ela levou um cd para a professor fazer uma atividade em sala em que consistia em ouvir 3 músicas da banda e fazer uma redação sobre uma delas.
As músicas eram Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo e Que País é Este?
20100326191543_16323_large_renato-russo1
Minha paixão começou por gostar tanto da música Eduardo e Mônica, por imaginar aquela menina com tinta no cabelo que ia encontrar um cara que ia de camelo. Hãn?
Pra uma criança era algo bem fantasioso. Rsrs
A minha ânsia por aprender a cantar toda a Faroeste Caboclo e ficar envergonhada quando chegava a parte em que palavrões eram ditos e ficar super admirada pelos meus primos que sabiam a letra de cor e salteado.
Lembro-me que implorei pra minha mãe comprar o cd Mais do Mesmo e que ela demorou muito para achar, mas quando chegou em casa com aquele disco em mãos eu não parava de ouvir, parecia que o cd ficaria desgastado de tanto que eu ouvia e ouvia.
Renato+Russo+Manfredini_
Quando a internet finalmente chegou a minha vida, ficava pesquisando letras e letras da banda, escrevia em meus cadernos, tinha o sonho de montar um fã clube. Era quase uma religião pra mim.
Com o tempo fui conhecendo outras bandas, outros estilos dentro do rock, mas nunca me esqueço de que foi Renato que colocou isso tudo pra mim, que com sua história de vida e as coisas que dizia, que gostava me fazia buscar o que lhe agradava e a ouvir o que ele ouvia e conhecer outras vertentes.
Hoje não ouço a banda com a mesma ânsia da minha infância, mas sempre tem aquele momento certo, especial em que a Legião sempre vai estar presente nos momentos da minha vida. Tanto que não sei dizer qual é a minha música preferida, são tantas, tantas palavras, tantos sentimentos…
legiao-urbanadddddddddddddddddd
Digo lhe que ele era um poeta e como diz a música do Barão Vermelho: O Poeta está vivo… e Renato estará vivo para sempre. Com seus pensamentos loucos, sua inteligência, seu jeito um tanto arrogante, mas justificável, sua voz linda, forte…. linda.
Parabéns Renato, aonde quer que esteja.
“Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito. E você estava esperando voar, mas como chegar até as nuvens com os pés no chão?”
Deixe um comentário

