Coisas de Mim · Vídeos Marcantes - Música.

Vídeos Marcantes: Somos tão Jovens – A juventude do ídolo Renato Russo.

Falar de filmes aqui no blog nunca foi muito a minha intenção. Não que eu não goste de ver filmes, eu não vejo muitos, até gosto, mas prefiro animes e livros. Enfim, como temos também a temática rock’n roll, não fugiria eu falar de qualquer coisa relacionada ao estilo, correto?

Semana passada fui com a minha querida família assistir a um dos filmes mais aguardados pelos fãs do rock nacional. Estava muito ansiosa, pois o trailer já se mostrava algo bem bacana, o filme então, seria emocionante.
411695-802x495
História
O filme conta a juventude de Renato Manfredini Junior, o Junior. Até então um excelente aluno e quando um pouco mais velho, um grande professor de inglês, de cultura refinada e conhecedor de boa música.
Tudo em sua vida era bastante normal até ele conhecer o punk. Suas atitudes mudaram e ele começou a ver tudo ao seu redor de forma diferente e seu desejo pela música só cresceu, ele desejava viver dela.
Uma revolução se instalou em Brasília e a cena punk surgiu, cresceu e lá se manteve. Bandas e mais bandas eram formadas com letras de protesto, música para evoluir, revolucionar, abrir a mente.
Renato então decide que também quer ter uma banda e assim surge o Aborto Elétrico e junto com ela nasce o grande Renato Russo. Daí em diante você conhece a história.
laila-zaid-e-thiago-mendonca-em-cena-de-somos-tao-jovens
Eu estava com uma grande expectativa sobre o filme desde a confirmação do projeto. Expectativa e um pouco de receio também, um pouco de medo de não ser tudo aquilo que esperava ou até mesmo uma visão mais distorcida, muito diferente da minha. 
Pra quem conhece e acompanha o blog sabe o quanto eu amo e admiro Renato, o homem que se tornou meu ídolo desde criança.
O começo
Eu gostei bastante da forma que a história foi tratada. Temos o Renato já adolescente quando ainda era apenas o Junior, aluno dedicado, muito inteligente, orgulho dos pais.
Quando sofre um pequeno acidente e tem que ficar muitos e muitos dias de cama, Renato ouve e lê por muito tempo e muitas coisas. Seu mundo muda, suas influências mudam e a sua bagagem musical e intelectual só aumenta.
O punk é outro marco em sua vida, que o faz abrir os olhos e começar a trabalhar pra ser aquele a quem todos conhecemos hoje.
Lembro-me da biografia de Dave Grohl onde ele também menciona a forma que o punk mudou seu destino e ele só é o que é hoje graças aquelas músicas intensas, de poucos acordes e grandes atitudes.
Embora eu não goste quase nada desde estilo, respeito muito por ser justamente aquele que influenciou tantas pessoas que eu admiro hoje. Tá, eu gosto um pouco de Clash, mas não me venham com Sex Pistols.
Enfim, o filme exala juventude.
Tenho certeza absoluta que aqueles que viveram essa época, devem ter se emocionado e muito, lembrado de sua juventude ou infância, suas influências, lembrar-se de como era viver naquele tempo.
Minha tia mesmo me disse ao final da sessão:
– Eu tinha um toca fita daqueles, eu ouvia tudo isso! -E disse tudo aquilo como orgulho e saudades, talvez.
Atores
Alguns rostos eram conhecidos de outros trabalhos brasileiros como Malhação e até mesmo 2 Filhos de Francisco. Não assisti, juro! Mas vi o trailer.
É bacana ver tantos atores jovens interpretando aqueles adolescentes loucos daquela época. Sem muita preocupação com o futuro, sem dinheiro, apenas estudar, curtir a vida com os amigos, beber. Sem computador, sem internet, só a música pra guia-los. Tão diferente da realidade atual onde as crianças estão muito mais ‘mentalmente’ desenvolvidas, criando empresas com 12 anos de idade, formadas aos 20, ganhando grandes salários aos 22, 23 anos.
banda-filme-somos-tao-jovens1
Senti que o pessoal realmente estudou as influências e tudo que acontecia naquela época para que seu trabalho fosse bem feito, sua personagem bem criada. Sei que o Thiago Mendonça, que interpretou Renato, viajou a Brasília para sentir o clima daquele lugar para que pudesse fazer um Renato mais fiel e ligado a realidade de quem ele foi.
Não há o que reclamar da atuação da juventude. Tirando o Herbert Vianna que eu achei que falava com um sotaque muito carregado e bastante característico do Nordeste e o Dado interpretado pelo próprio filho, que praticamente não falava nada e quando falava não soava algo natural.
Destaque para o Dinho com sua fala estranha, louca e tão viajada quanto a voz do real Dinho Ouro Preto.
Conclusão
Acho que eu nunca vi um filme em que a plateia cantasse tanto. Teve Fátima, Veraneio Vascaína, Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo, Ainda é Cedo, Geração Coca Cola, Eu Sei, Será e claro, Tempo Perdido.
É um filme que conta uma parte da vida de seu artista principal. Sem toda a angústia da proximidade da morte, sem a morte de fato. Só a alegria, a vivacidade, as loucuras, seus amores, suas opções sexuais. Tudo muito de forma clara e ao mesmo tempo com suas sutilezas.
935112_575357845837311_166016804_n
Digo que me emocionei e uma lágrima caiu ao ver o meu ídolo naquela gigante tela de cinema. Quem diria hein Renato?
Acho que aonde quer que ele esteja, das duas uma: Ele está reclamando por achar que não foi retratado da forma correta ou está cheio de si, com o seu ego, que já era gigante, mais do que inflado. Estará quase explodindo.
Ah vai! Ele merece galera. Por tudo que fez por mim, por você indiretamente, com sua arte, seus pensamentos. No final o que restou foram palmas, minhas, suas. No cinema, na ficção, na realidade. Renato Pra Sempre!
legiao_urbana_maio_19841
“E nossa história não estará pelo avesso assim, sem final feliz. Teremos coisas bonitas pra contar. E até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer, não olhe pra trás. Apenas começamos. O mundo começa agora….apenas começamos!”
Um comentário em “Vídeos Marcantes: Somos tão Jovens – A juventude do ídolo Renato Russo.

Deixe um comentário

