Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: O caçador de pipas.

As vezes me lembro de tantos e tantos livros que li e a tanto tempo que se na época eu já tivesse criado o RB, teria o triplo de resenhas que tenho hoje. Assim, resgato algumas histórias que foram marcantes de modo que ainda posso opinar e trazer-las a vocês.
Livros que foram Best-sellers há alguns anos e que foram substituídos por outros Best Sellers.
Quando li este livro, não existia 50 Tons de Cinza, Crepúsculo não era tão famoso. E ainda com a temática totalmente diferente dos que mencionei acima, com uma história sofrida, triste, foi uma das mais famosas daquele período.
O caçador de pipas
5462911GGAutor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Categoria: Literatura Estrangeira
O livro conta a história do afegão Amir. Tendo como ponto de partida toda sua infância vivida no Afeganistão, muito antes de Cabul se tornar a capital do país que foi invadido pela União Soviética, dominado pelo Talibã e subjulgado pelos Estados Unidos.
Depois de uma infância feliz, Amir tem que fugir diante da guerra que tomou sua terra natal. Já adulto terá que voltar a suas raízes para acertas contas de atos que fizera no passado.
O futuro promete algo temeroso, sofrível, mas grandes surpresas.
Lembro-me que este livro foi muito comentado na época, por justamente trazer uma história diferente e ambientada em um país que pouco conhecemos, o Afeganistão.
Acredito que tenha pegado emprestado da minha tia, que havia lido e me indicado afirmando que valeria a pena.
O que mais me surpreendeu foi justamente o cenário. Se você pedir que eu descreva como é o Afeganistão pelas minhas concepções eu diria que é um deserto, cheio de morte e destruição. Somente aquele cinza até onde os olhos podem alcançar.
Mas, neste livro vemos um Afeganistão bonito, com casas, mansões, lindos jardins. Um lugar pacífico onde crianças brincam no campo florido sem imaginar o que tudo aquilo se tornaria no futuro. Era um país livre.
Presenciamos a história de dois grandes amigos, um pobre e um rico que não ligava para tais diferenças. Vimos a dureza do egoísmo humano e a destruição de um sentimento tão importante. E presenciamos a forma que transformou aquele país belo no que vemos hoje.
3
O autor, Khaled viveu tudo que foi descrito. Claro que não é a história de vida dele, mas foi no Afeganistão que ele viveu e trouxe essa sua vida no país em forma de uma história tão forte e tão cheia de lições.
Não digo que adoro livros desse gênero, mas foi uma agradável surpresa de modo que se passou tanto tempo que eu li e ainda me lembro de muita coisa.  É uma leitura praticamente obrigatória.
O livro ficou tão famoso que ganhou sua versão nos cinemas. Em 2007 a história de Amir chegou aos cinemas e teve uma boa bilheteria aqui no Brasil. Foi dirigido por Marc Forster.
Foi indicado ao Oscar como Melhor Trilha Sonora, ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Trilha Sonora e ao Bafta por Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.
Não cheguei a assistir o filme, mas um dia o farei. Se for tão bom quanto o livro, valerá muito a pena.
Anúncios

18 comentários em “Minha Sutil Opinião: O caçador de pipas.

    1. Olá Lih!

      Confesso que realmente é um livro bem mais complicado e também não é algo que qualquer pessoa possa ler, mas acho que vale a pena por toda a diversidade que ele nos mostra, além dos choques da vida real.

      Bjs! 😀

  1. Oi, tudo bom?
    Passei pra visitar seu blog pela listinha do amigo oculto!
    Como sigo você por aqui?
    Nossa, eu chorei muito tanto lendo o livro como assistindo o filme,
    é muito triste, retrata uma realidade muito sofrida.
    Adorei sua resenha
    Tem post novo!
    Beijão
    Endless-poem.blogspot.com.br

    1. Oi Sarah!

      Dá pra você me seguir se você tiver uma conta do wordpress, fora isso o blog tem o facebook e o twiiter! 😀

      Eu ainda não assisti o filme, mas o livro foi bem chocante. Logo teremos aqui a resenha A Cidade do Sol, que é ainda mais tenso!

      Bjs e obrigada pela visita! 😀

      PS: Dei uma passadinha no seu blog e amei!

  2. Esse livro pra mim é um dos melhores. Lembro de quando meu pai apareceu com ele aqui em casa e era a versão limitada, tem gravuras e tudo mais. Lembro também que o li em dois dias e foi ele quem me fez ter a leitura como hoobie. Tá certo que não leio muito, mas isso não importa. Eu gosto de ler. KKKKKKKKKKKK

    Ah~ eu também estou participando do amigo Secreto de Blogueiros 😀 E também é a minha primeira visita no seu blog, rs. Achei aqui muito bacana. Já dei meu like na sua fanpage e sigo o twitter, haha.

    Voltarei mais vezes, com ceteza. 😛
    Beijos.

    http://www.november92.com

    1. Olá Luuh!

      Primeiramente agradeço muito a visita! Eu também adorei seu blog e continuarei dando uma passada por lá! 😀

      Eu li esse livro da minha tia e gostei muito por justamente ser uma história chocante, diferente de tudo que eu li, é aquele tipo de história que nos prende e nos surpreende muito, sem ficar no ‘água com açucar’.

      Bjs!

  3. Olá, tbm estou participando do Amigo secreto entre blogueiros e estou visitando e seguindo todos os blogs participantes 🙂
    Todos falam muito bem do livro, espero ter chance de le-lo algum dia 🙂
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

  4. Olá! Eu estou participando do amigo secreto entre os blogueiros e vim te fazer uma visita! eu não conheci esse livro antes de 50 tons, nem de Crepúsculo, como você hehe, conheci junto com o filme, mas já li! e é realmente leitura obrigatória, não é meu gênero favorito mas foi uma leitura que eu gostei muito!
    beijos!

    1. Olá Fernanda! Eu ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas acredito que tenha passado toda a essência principal do livro.

      Obrigada pela visita! 😀

    1. Olá Driely!! 😀

      É uma história um tanto parada, mas acho que não daria para ser algo dinâmico devido a seriedade de toda a história!

      Obrigada pela visita!!

    1. Nossa Kelly, sério? Choquei. rs

      Obrigada ainda sim por ter gostado da minha opinião. Eu gostei bastante por justamente mostrar um lado tão diferente do que eu imaginava e até que vimos hoje vindo dos países do Oriente. Mas claro que gosto não dá pra discutir, alguns livros a gente adora, outros odeia. xD

      Obrigada pela visita! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s