Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Alma?

Finalmente mais uma resenha bacana aqui no site. Eu já tenho outro livro em mente, que terminei até antes deste, mas como este foi um livro que eu gostei muito, além de ter sido uma ótima cortesia da nossa editora parceira Valentina, eu o passei na frente.

Série O Protetorado da Sombrinha – Alma?
CAPA ALMAAutora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance/Sobrenatural
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é uma solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a Srta. Tarabotti mata sem querer um vampiro – ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon(temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a Srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e… será que vai ter torta de melado?
Acredito que seja a primeira série steampunk que eu tenha lido. Se você não sabe o que é steampunk, como eu também não sabia, leia o termo abaixo:
“Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época – como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.” (Wikipedia)
Outro exemplo de um livro steampunk é a série Anjo Mecânico da Cassandra Clare. Não o li ainda.
Enfim, voltando a Alma?… Como dito anteriormente, é o primeiro livro deste estilo que li. Achei bem interessante o papel do sobrenatural na história.
No livro, ambientado na Inglaterra, o país aceitou o fato de que seres sobrenaturais existem e que poderiam viver em sociedade com os seres humanos. Claro que tudo é muito controlado e cada um dos povos tem seus representantes, lobisomens e vampiros.
3GailCarrigerBlack
Outro fator muito bacana é a forma de reprodução dos vampiros. Somente a rainha de cada clã que pode transformar um ser humano em vampiro, e se torna vampiro aquele que for mais forte e tiver uma quantidade maior de alma. Infelizmente dizem que as mulheres não tem estes atributos e por isso é muito difícil encontrar mulheres vampiras.
Os lobisomens são da forma que sempre conhecemos, através da mordida, mas o clã é comandado por um homem, um alfa, neste caso, Lorde Maccon.
E Alexia não é vampira, nem lobisomen e nem humana. Ela é de uma nova raça chamada preternatural, um ser que não tem alma e ainda neutraliza os poderes de qualquer outro sobrenatural. Ela não é perigosa para os humanos, nada do que ela é os afeta, mas é um perigo eminente aos seres do submundo.
Gostei bastante da história. Ela é uma mistura de suspense, com sobrenatural, comédia e romance. Alexia é o tipo de personagem principal que a grande maioria gosta. Ela é muito inteligente, fala o que pensa, é espevitada e não liga para o que a sociedade acha, só quando é em relação a última moda.
Ela é uma mulher bastante decidida, mas sem deixar de ser feminina. Ama ler, estudar e ainda sim adora vestidos e combinações de chapéus e luvas.
Mas há uma única pessoa que a tira realmente do sério. Lorde Maccon além de ser o chefe do clã dos lobisomens faz parte do DAS, um departamento que responde a rainha, que investiga crimes que envolvem o mundo sobrenatural. Um lobisomem bem machista, mas extremamente bonito e poderoso.
Quando os dois se encontram é uma verdadeira troca de pequenos insultos e grandes provocações.
Toda essa peculiar história que se passa na Era Vitoriana (1837-1901) começa justamente quando Alexia é atacada por um vampiro, sem o menor pudor e educação. Ela então foi obrigada a mata-lo para que sua vida fosse preservada. Mesmo ela não querendo ser envolvida nisso tudo, Lorde Maccon entra na cena do crime e vê o que a Srta. Tarabotti fez.
O comportamento do vampiro fora bastante estranho, além de que ele não pertencer a nenhum dos clãs conhecidos há boatos de que outros vampiros do mesmo tipo apareceram em Londres. E daí começa uma grande investigação.
Afinal de onde surgiu este ser? Com que propósito alguém está criando estes vampiros? Alexia quer muito saber a resposta para todas essas perguntas, e ela vai conseguir. Com certeza vai.

Este é o primeiro livro de uma série. No exterior os demais livros já foram publicados. No Brasil, a Editora Valentina lançou o primeiro e o segundo está com previsão para este ano ainda.souless (1)

Vale muito a pena rir com essa solteirona que fala o que pensa e bate em todos aqueles que a atormentam com sua sombrinha quase mortal.
Anúncios

6 comentários em “Minha Sutil Opinião: Alma?

  1. Oi Paula!
    Já tinha visto algumas pessoas comentando sobre esse livro e quero muito lê-lo!
    Essa mistura de vitoriano, steampunk ( que eu também não conhecia e achei super legal o conceito) e sobrenatural parece dar super certo.
    E nada mais legal do que vampiros “de verdade” né?
    Muito bom, já que não ganhei nenhuma promoção, essa semana vou na livraria providenciar xD
    Beijão
    Endless Poem

    1. Oi Sarah! Tudo bem?

      Vale muito a pena ler Alma? visto que tem um toque muito divertido, além de todo o suspense e a sensualidade das personagens principais. Alexia é uma das personagens mais divertidas e espevitadas que eu já li.

      Obrigada pelo comentário! 😀

      Bjs

  2. Oi Sarah! Tudo bom?
    Adorei a resenha, apesar de me deixar enganar pela capa. Achava que esse livro era mais um daqueles romaces históricos e coisas e tals (nunca nem li a sinopse. rsrs. Por isso achava que se tratava disso). Enfim, me surpreendi bastante quando li que envolvia vampiros, lobisomens e preternaturais. E como você, também não sabia o que eram steampunk (bom, agora eu sei).

    Beijinhos, Alicia.
    ficcaoporlivros.blogspot.com.br

    1. Olá Alicia! Como vai?

      Então, quando vi o tipo de livro que ele era, não fazia idéia do que o steampunk significava, mas acabei gostando bastante e estou ansiosa pela continuação desta história. Quero muito ver a doida da Alexia aprontando muito mais! rs

      Beijos e obrigada pelo comentário! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s