Aqueles que Apoiam - Parceiros · Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Fale!

Mais um livro cortesia da nossa grande parceira, Editora Valentina. Esse foi um dos últimos grandes lançamentos da editora e que eu fiquei com um tanto de receio de ler, mas afinal, um livro que fez tanto sucesso no mundo, ganhou tantos prêmios e é até usado em muitas escolas americanas, merecia uma chance, não acham?

Fale!
faleAutora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Categoria: Literatura Estrangeira / Infanto-Juvenil
“Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.” Desde quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que aquilo não passava de uma grande mentira. Desde o dia em que ligou para a polícia destruindo uma festinha dos veteranos em comemoração a chegada das férias e ainda mandou alguns colegas de escola para cadeia, Melinda é destratada por todos. Ela foi abandonada por todos os amigos, todos a ignoram e só lhe dirigem a palavra para insulta-la. Ela se sente tão mal que não tem forças para reagir.
Quando um professor de Artes um tanto egocêntrico, mas muito simpática chega a sua vida, Melinda vê que o mundo pode ser diferente e ela pode retomar sua vida. Mas, o que de fato aconteceu naquela festa para que o mundo dessa estudante virasse de cabeça para baixo?
Eu achei que Fale! fosse aquele tipo de livro muito triste, quase deprimente, que contasse uma história de vida muito triste, mas que nos ensinasse algumas lições de vida. Até comentei com um amigo que precisaria estar com uma grande paz de espírito para que essa história não me afetasse de forma negativa, porque por muitas vezes você se envolve bastante com toda a trama.
Surpreendi-me quando terminei o livro em apenas dois dias. Embora seja uma história com uma temática pesada (estupro), Melinda não é o tipo de personagem totalmente deprimente. Embora ela tenha se fechado um pouco do restante do mundo, ainda sim tem alguns pensamentos otimistas, não é de todo negativa.
A escrita é bastante fácil de forma que você flui muito bem na história e nos sentimentos dessa jovem. Melinda era uma garota ‘normal’ como tantas outras jovens americanas. Divertia-se, ria muito, saia com as amigas, mas por um acontecimento tão trágico em sua vida, ela se fechou completamente e ainda perdeu todos a sua volta. Até que ela encontra um professor de Artes meio maluco, mas com sentimentos e visões que ela nunca teve, que ajuda a garotaspeak a também ver o mundo de outra forma.
O final é bem legal e sinto-me orgulhosa que há esperança pra essa jovem. Que as dificuldades e horrores da vida não vão estragar o seu futuro para todo sempre. Que é possível cicatrizar.
O livro realmente nos mostra uma realidade de várias garotas e garotos mundo afora e a forma que cada um acaba lidando com o problema. Muitos não contam aos pais, autoridades e guardam todos os sentimentos e experiências ruins dentro de si, ficando ainda mais sufocados pelo medo e pela tristeza.
Realmente é um livro que devia ser aplicado também nas escolas brasileiras, já que a nossa realidade também é tão difícil.
O trabalho da Valentina foi ótimo. Capa muito bonita, livro como um todo de ótima qualidade e a pesquisa ao final sobre os casos de violência sexual em nosso país chamou bem a atenção.
O livro foi transformado em filme e se chama O Silêncio de Melinda e tem a atriz de Crepúsculo, Kristen Stewart no papel principal. Pra quem já viu o filme, vale muito a pena descobrir mais detalhes de Melinda em seu livro.
Anúncios

Um comentário em “Minha Sutil Opinião: Fale!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s