Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Jogos Vorazes – Jogos Vorazes.

Comentar de um livro que pra quem eu torci o nariz desde a primeira vez que li sua sinopse. Ainda mais eu, criada lendo Battle Royale, ver uma história tão parecida ser tão romantizada e ganhar sucesso mundial fora intenso. Mas, pra poder falar com convicção, tive que ler e comprovar o que afinal era tão bom nesse tal Hunger Games.

Jogos Vorazes

110636085_4GGAutora: Suzanne Collins

Editora: Rocco

Categoria: Literatura Estrangeira / Romance / Aventura / Infanto-Juvenil

Após o fim da nossa atual e conhecida América do Norte, todo o continente foi dividido e dele surgiu uma nação chamada Panem. Panem é dividida em 12 distritos, cada um com maiores dificuldades que os outros, o 12° distrito é o mais pobre de todos. Todos eles são controlados pela Capital, sede do governo, com mãos de ferro.

Depois de uma tentativa de revolta dos distritos contra a Capital, que saiu vencedora, como punição foi criado os Jogos Vorazes. A cada ano, um casal entre 12 e 18 anos de cada distrito é escolhido para entrar em uma arena e obrigados a lutar entre si. O prêmio? A vida. Só um poderá sair vivo, portanto, vencedor.

O vencedor por fim terá uma vida cheia de fama e dinheiro, porém será o instrutor dos futuros jogadores de seu distrito por toda a vida e terá que fazer o possível para que ao menos um dos seus vença.

Katniss Everdeen é do distrito 12, é órfã de pai e leva à vida quebrando algumas regras a procura de caça na floresta para alimentar sua mãe e sua irmã menor, Prim. Sua vida é um pouco menos infeliz, pois seu amigo Gale, sempre está ao seu lado lhe ensinando e apoiando.

Quando chega o dia do sorteio, Prim é escolhida e sabendo que ela não sobreviveria naquele horror, Katniss se voluntaria para ir aos Jogos. Se vencer, dará uma condição melhor a sua família, se perder, morre e deixa sua família em uma situação ainda pior do que estavam. Ela terá que matar para viver. Até onde Katniss irá para sair vitoriosa do Hunger Games?

Como mencionado acima, desde os meus 15 anos eu tenho como referência de uma das histórias mais violentas, emocionantes e intensas que li desde aquela época. Battle Royale é um livro oriental com um enredo que deixaria a todos bastante chocados.

Pra saber mais sobre Battle, confiram a coluna que fiz aqui.

Diante de tal semelhança, resolvi ler Jogos Vorazes e saber os reais pontos de semelhança e como um todo, o porquê a história ficou tão famosa e querida pelo mundo.

Como a nova mania entre os livros, mais uma vez tem um país ou continente conhecido, quase sempre os Estados Unidos, que são destruídos e deles nascem uma nova nação que é dividida em castas, clãs, grupos (igual as séries Seleção e Divergente). Neste caso temos os distritos e cada um tem suas características, porém todos são controlados pela Capital, onde fica o presidente de toda Panem.

Para que os distritos sempre se lembrem de que não devem se rebelar contra a Capital, todos os anos são realizados e transmitidos ao vivo para toda a nação, os Jogos Vorazes. Cada distrito tem que oferecer seus tributos, um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para o sacrifício. Aquele, o único, que vencer o jogo terá uma vida de dinheiro e fama, porém a vida é o maior prêmio, só um poderá sobreviver.

Katniss entra no jogo para que sua irmã não passasse por aquilo, ela junto ao tributo masculino Peeta vão para a Capital a fim de se preparar para a morte certa ou incerta.

Diferente de BR, neste caso há toda uma preparação antes dos jogos em si porque é uma grande ‘celebração’, um grande reality que ‘anima’ as milhões de pessoas desta nação. É entretenimento.  E quando os tributos são escolhidos, eles são apresentados da forma mais luxuosa o possível, que eles impressionem a todos.

Comem da melhor comida, vestem as melhores roupas, são apresentados no programa mais famoso do país, entrevistados. Passam por treinamentos de camuflagem, espada, armar barracas, fogueiras.  Suas habilidades são avaliadas e de acordo com elas você ganha uma nota e com essa nota a sua vida pode ser mais fácil ou não nos Games.

Há patrocinadores que estarão de olhos bem abertos quanto as suas habilidades e ter uma grande nota, é uma ajuda. Esses patrocinadores são aqueles que apostam em seus candidatos favoritos e para que seu candidato vença, ele pode dar dinheiro que será transformado em comida ou um remédio especial.

Diante de toda a vivência na arena, eu achei interessante, a forma que Katniss se mostrou muito experiente emjogos-vorazes-papel-de-parede-wallpaper-katniss-gale-peeta sobrevivência, que a sua vida dura no distrito 12 a ajudou muito naquele momento. Na forma nas estratégias que cria para se esconder, para lutar, as alianças que faz, ela se mostrou uma boa protagonista, porém a questão do fingimento, teatro que ela e Peeta tem que criar para ter audiência e se tornarem os favoritos, perdeu toda a graça. Ainda mais pela forma que isso aconteceu.

Estava um ótimo jogo de estratégia, sobrevivência, muitas cenas de inteligência, momentos de perdas e dores intensas, mas quando chegou ao ponto dos dois se encontrarem na arena, daí em diante eu desanimei muito.
Peeta parece um rapaz bacana, charmoso e inteligente, porém não me atrai mais do que isso. Gale, o amigo de Katniss aparece muito pouco e espero saber mais dele em breve. Será o típico triângulo amoroso.

Katniss parece ter um espírito de ódio pelo que a Capital faz a eles e sinto que ela irá se revoltar, mas por enquanto suas ideias ainda são muito imaturas para isso.

O final foi mais interessante que o esperado, porém todo o romance perdeu o real foco da história pra mim. Além de que certa cena me lembrou muito o fim de A Lagoa Azul, o que ao menos me fez dar boas risadas.

Tentarei ver o filme em breve e me animar para o próximo livro, mas por enquanto, não é uma história que estou ávida para ler.

Anúncios

2 comentários em “Minha Sutil Opinião: Jogos Vorazes – Jogos Vorazes.

  1. Eu amo Jogos Vorazes – e fico feliz que você tenha gostado, mesmo considerando a semelhança com “Battle Royale”!
    Eu não curto muito esse negócio de Triângulo Amoroso, mas gostei que Peeta sobreviveu junto com Katniss (e apenas por causa dela)… Eu nao tinha nem pensado em Lagoa Azul! hahaha Realmente teve um bom tempo de ‘romance’ entre os dois, sozinhos, no meio do ‘nada’, né?
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    1. Como disse, achei melhor do que eu esperava. Antes minha expectativa era praticamente zero, preconceito total. rs
      Então, esse negócio de triângulo estraga um pouco as histórias, porque não ter só uma pessoa? Não, tem que ter dois! Ai as fãs de um ficam brigando com as fãs de outro, tão Twilight isso. xD

      Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s