Aqueles que Apoiam - Parceiros · Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Passarinha.

Mais uma vez a querida editora parceira Valentina me surpreende com uma ótima história. Assim como em Fale!, acreditei que esta seria mais uma história de conteúdo triste embora com um final possivelmente feliz e uma lição de vida. Passarinha foi um dos livros que mais me surpreendeu.

Passarinha

PASSARINHA_1375904925PAutora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
 O mundo de Caitlin é totalmente diferente do nosso. Pra ela o mundo é preto e branco, afinal as cores se misturam e acabam ficando de uma forma meio empapada em que você não sabe dizer onde começa uma e termina outra. Depois do “Dia em que a Vida Desmoronou”, Caitlin quer e muito ajudar a seu pai e todos a sua volta, mas como ela, uma menina de apenas 10 anos, autista, portadora da Síndrome de Asperger pode fazer isso?
Mas então ela descobre a palavra Desfecho e sabe que assim que encontrar o Desfecho de sua vida, vai poder ajudar a seu pai a acalentar as dores que uma grande tragédia. Com o tempo, Caitlin faz grandes descobertas, evoluções, ganha amigos e desenvolve sua empatia e descobre que o mundo colorido pode sim ser muito interessante e divertido.
Temos como protagonista a pequena Caitlin. Sua vida é narrada a partir de um grande marco em sua vida. Seu irmão mais velho, Devon foi assassinado em um triste episódio de massacre escolar. Sua escola, na Vírgina foi invadida por um louco atirador que matou várias pessoas no local, Devon morreu no local.
Caitlin embora sinta imensa saudade do irmão, não consegue lidar com aquilo de forma sentimental, afinal ela é muito prática e entende tudo de forma literal. Ela sabe de todo o sofrimento de seu pai e de muitos a sua volta, mas ela não consegue sentir como os demais.
Devon era quem mais cuidava dela, lhe ensinava a respeitar os demais, a ter modos. O livro tem muitas referências o+sol+eacute+para+todos+1962+c+gregory+pack+dvd+frete+gratis+itumbiara+go+brasil__339418_4ao filme O Sol É Para Todos, um dos favoritos da menina, ainda mais porque seu irmão dizia que eles eram Scout e Jem, os irmãos do filme. Caitlin adorava ser a Scout.
Passarinha vai contando o dia a dia de Caitlin, na escola, em casas, suas dificuldades e a forma que um autista com Síndrome de Asperger lida com o mundo. Ela tem dificuldade de interagir com as demais pessoas, dificuldade em processar e expressar emoções, interpretação literal da linguagem, mas apesar de tudo isso, ela tenta lidar com os problemas e sempre tenta evoluir. Por mais que seja difícil, ela não desiste tão fácil e felizmente conta com a ajuda de boas pessoas.
O livro trata de superação e como a mente de uma criança que poderia ter tantas dificuldades, é até mesmo muito mais lúcida do que nós adultos. Uma menina de apenas 10 anos ajuda a sua família e a outros a superarem uma grande tragédia de forma leve e até bastante simples.
O livro é de um conteúdo muito interessante, muito bem escrito e ainda sim de linguagem muito fácil. Li praticamente em um dia e meio! A qualidade de capa e impressão é sempre muito boa, o trabalho da Valentina sempre nos surpreende.
A história do livro foi inspirada na tragédia do Massacre de Virginia Tech em 2007 onde 32 pessoas foram mortas por um aluno.
Para saber mais sobre a Síndrome de Asperger há três grande filmes: Loucos de Amor, Rain Man (Tom Cruise e Dustin Hoffman) e Uma Lição de Amor (Sean Penn, Dakota Fanning e Michelle Pheiffer).
Confira abaixo o BookTrailer desse livro incrível:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s