Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Os Instrumentos Mortais – Cidade do Fogo Celestial.

Mês que vem faria um ano sobre o meu último post de Os Instrumentos Mortais. Nem acredito que passou tão rápido e por fim eu concluo mais uma série, que como tantas outras, vai deixar aquela pontinha de saudade.

Cidade do Fogo Celestial

cassandra-clare-city-of-havenly-fireEditora: Galera Record

Autora: Cassandra Clare

Categoria: Literatura Estrangeira / Infanto Juvenil / Fantasia

CUIDADO AO LER, POIS O POST CONTEM SPOILER!!! SE VOCÊ NÃO LEU A SÉRIE PODE ACABAR SANDO DEMAIS…

Ao fim do último livro, Sebastian, ou melhor, Jonathan Morgenstern está ainda mais poderoso e toda a vida dos Caçadores de Sombras está em grande risco, os Institutos estão sendo atacados mundo a fora e vidas foram destruídas.

A Clave está em crise e há um poderoso traidor entre eles. Para tentar salva-los, Clary, Jace, Simon, Izzy e Alec tem que viajar ao submundo para ter uma chance de impedi-lo, talvez a única chance.

Muitas vidas serão dizimadas e o destino do mundo está na mão desses cinco jovens guerreiros.

Chegamos ao último livro da série. Demorou um pouco, mas o fim então chegou.

Demorei um pouco para ler este livro, pois estava de férias e geralmente não leio muito quando estou em casa, só mais na condução. O livro é um tanto longo pois Cassandra teve que fechar todos os pontos em aberto e o desenrolar foi cheio de mudanças de dinâmica, ora mais calmo, ora muito agitado e o fim parecia que não chegaria.

Neste livro estamos no auge da crise, Sebastian está com força total e alianças poderosas e perigosas, traidores da Clave, enquanto a mesma parece estar em uma crise infinita. O mundo está em grande perigo e não somente os Caçadores de Sombras, mas também os lobisomens, vampiros, feiticeiros e até mesmo nós, os mundanos, ignorantes do que se passa nesse mundo que é desconhecido para nós.

Foi um livro que li com bastante calma e não a ansiedade que tive no anterior. Este, que eu deveria devorar por ser o final, foi o que li com mais calma e paciência, para entender e absorver todos os acontecimentos.

Digo que o livro já começa muito chocante e um personagem que se tornou muito querido, ao menos para mim, falece e isso foi um grande baque. Ao desenrolar temos um pouco de calmaria e muitas coisas legais foram finalmente explicadas, principalmente um do passado do querido Magnus Bane (o amamos <3).

Quanto as personagens, Jace e Clary ainda são muito fortes, porém diferente do anterior, achei Clary um pouco mais apagada da história, menos dinâmica, talvez por estar bem mais concentrada na missão que a vida lhe dera. Já Simon foi o grande herói de tudo, o crescimento desta personagem foi o mais surpreendente de toda a história e foi a quem mais me apeguei, um jovem de grande coragem, amor e determinação. Fiquei muito tocada com seu final e satisfeita pela Cassandra ter sido muito carinhosa com ele.

O final de Jonathan poderia ter sido um pouco melhor, achei um pouco artificial e fácil demais porém não posso dar muitos spoilers.

cassandra-clare-city-of-havenly-fire-922x620

Uma novidade legal deste livro foi a perspectiva de outras personagens, como de Emma Carstairs, jovem sobrevivente do ataque do Instituto de Los Angeles e amiga da família Blackthorn.

Ao todo, foi uma série que me agradou bastante, foi muito bom conhecer o mundo dos ShadowHunters, foi muito bom conhecer um pouco de Cassandra Clare e como disse anteriormente, vai deixar saudades. Aonde quer que Izzy, Simon, Alec, Jace e Clary estejam, eles fizeram uma partezinha na minha vida e espero compartilhar esta história futuramente com minha próxima geração.

“Livremente servimos porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio de amar ou não; assim nos erguemos ou caímos”

2 comentários em “Minha Sutil Opinião: Os Instrumentos Mortais – Cidade do Fogo Celestial.

  1. Olá
    Tudo bom?
    Ainda não li o livro, mas fiquei super ansiosa quanto a ele. Sou apaixonada pela série então acho que sua resenha me despertou mais vontade de ler ainda. Amei!!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    1. Olá! Puxa, fico muito feliz que minha resenha tenha instigado sua leitura. Pra quem é fã da série, com certeza ficará bastante satisfeito e também emocionado com este desfecho.

      Obrigada pela visita! 😀

Deixe um comentário

