Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Laranja Mecânica.

Olá meus druguis! Como estão?!

É com essa gíria um tanto estranha que lhes cumprimento, pois ela tem tudo a ver com a nossa resenha de hoje. Sei que estou um tanto sumida, mas, novidades: mudei de emprego. Sabe como é emprego novo, muita coisa para aprender e no menor tempo possível. Até mesmo para ler está um pouco difícil, mas não os abandonarei. Prometo.

Laranja Mecânica

31-laranjamecanicaAutor: Anthony Burgess

Editora: Aleph

Categoria: Literatura Estrangeira, Futurístico, Suspense

O livro é narrado por Alex, um jovem em torno de 15 anos que nada faz da vida além de ir a escola. Bem, ao menos ele deveria senão estivesse todas as noites, junto com seus três amigos, formando uma gangue e aterrorizando pessoas de bem pela cidade.

Em uma sociedade futurística, onde a violência e a impunidade alcançaram proporções gigantescas, isso somado a um governo bastante totalitário, Alex é feliz fazendo o mal, ao menos em nossa concepção.

Quando por uma brincadeira muito travessa do destino ele é pego pela polícia, seu mundo virará de cabeça para baixo. Depois de anos na cadeia, ele então se submeterá a um novo método, onde todo o mal será livrado de sua alma, mas não sabia ele que também seria privado de suas maiores paixões, ao invés de receber amor, delas viriam a mais completa dor.

Bem, estava muito ansiosa para ler este livro e então uma oportunidade surgiu para que eu finalmente matasse a minha curiosidade. Uma história tão falada, não só seu livro, mas também seu filme, muito polêmico e que ainda não vi infelizmente. Muitos comparam este livro com 1984, que gostei bastante, então, minha curiosidade aumentou ainda mais.

Alex é um jovem rebelde que tem como grande felicidade fazer coisas ‘erradas’. Roubar, estuprar, bater em pessoas na rua, simplesmente por diversão. Ele, mais três companheiros passam as noites aterrorizando a todos. Então, um belo dia, em uma ‘emboscada’ e traição de seus próprios amigos ele é levado pela polícia e passa anos de sua vida dentro da cadeia.

Então, surge uma oportunidade de liberdade. Caso ele se submetesse a um novo método, ainda em fase de teste pelo governo, ele seria liberto em 15 dias. Alex viu nesta oportunidade uma chance de finalmente ter sua vida de volta, mas mal sabia ele, que o tal Tratamento Ludevico, mudaria sua vida drasticamente, e até mesmo as coisas que mais amava em sua vida passada, agora só lhe traria o desejo da própria morte.

laranja actkubrickclockwork

Tentei ler o livro rapidamente para que minha curiosidade finalmente fosse saciada, porém com a linguagem usada por Alex e os adolescentes da história chamada Nadsat, uma mistura de inglês com russo criado pelo autor, foi um pouco difícil no começo me habituar com todas aquelas expressões, mas felizmente ao final do livro tínhamos um dicionário, que me deu uma grande ajuda para um melhor entendimento. Com o tempo a leitura flui pois você se acostuma e assim, o livro apresenta uma linguagem ‘fácil’.

As personagens são bem retratadas, claro que Alex é o grande destaque e o mais interessante, afinal é ele quem narra tudo, mas os perfis de todos os seus companheiros de gangue ficam bem marcados, de modo que você consegue classificar muito bem as principais características de cada um.

Como um todo, eu fiquei um pouco decepcionada com a história. Já vi por muitas e muitas resenhas o quanto as pessoas amaram este livro, além de ser tão aclamado e até mesmo comparado a outros grandes clássicos, porém eu não gostei tanto assim. Não que o livro não seja bom, não disse isso, acredito que eu tenha tido uma expectativa grande demais e assim ele não a tenha alcançado.

laranja-mecanica1

Quanto aos seus pontos positivos, destaco a linguagem nadsat, que realmente foi uma genialidade por parte do autor. O título, que transpareceu bem a história, sobre um ser vivo que ainda sim é comandando, como algo mecânico, uma Laranja Mecânica. Uma das passagens referentes a um estupro, em que eu descobri que foi inspirado em um caso real com o próprio autor, onde sua primeira esposa foi violentada por quatro rapazes.

E o final, que apesar de não ter sido tão surpreendente, foi uma conclusão razoável.

Enfim, ao todo é um clássico que merece sua atenção porém, vá com a mente aberta e sem tanta euforia. Leia o livro, tire suas conclusões e depois assista o filme. Será uma boa experiência.

Curiosidade: O Sepultura lançou em 2009 um álbum chamado A-lex, que em latim significa Sem Lei e também faz referência ao protagonista da história, Alex. Um disco totalmente inspirado no livro, incluindo uma de suas músicas se chama Moloko Mesto, fazendo referência ao famoso leite alucinógeno que os personagens principais bebiam. Segundo a gíria nadsat, Moloko é leite e Mesto, lugar.

sepulturaalex

Eu fui a dois shows dessa turnê e até um tempo atrás não fazia ideia sobre ser inspirado em Laranja Mecânica, mas digo que é um dos álbuns da banda que eu mais gostei e os shows eram brutais. As letras retratam muito bem a história e a banda fez um trabalho excelente. Para quem gosta da banda ou de um bom metal, aconselho que ouçam este disco.

Deixe um comentário

