Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Persuasão.

Finalmente de volta! Pra quem achava que eu estava descansando, de férias e por isso estava sumida, se enganou. O ano já está super corrido e estou trabalhando muito e com muito mais responsabilidades nas costas.

Enfim, mas deixando os assuntos ruins de lado, começamos o ano com a resenha de um livro incrível, de uma autora incrível, a querida Jane Austen.

Persuasão

PersuasãoAutora: Jane Austen
Editora: Martin Claret 
Categoria: Literatura Estrangeira, Romance, Histórico

Anne Elliot é de uma família onde os bons costumes além do bom nome são prioridade. Seu pai se vangloria por vir de uma linhagem de bastante renome e deseja que suas três filhas sigam no mesmo caminho. A caçula, embora não tenha casado com alguém que realmente está altura da família, conseguiu um esposo decente e agora Anne e sua irmã mais velha têm o dever de se casarem com alguém de grande estirpe.

Mas, apesar de não ser mais tão jovem, Anne não está assim tão interessada em casamento e gosta da vida pacata que leva, da simplicidade, das pequenas coisas. Quando mais nova ela se apaixonara perdidamente por um rapaz chamado Frederick Wentworth, um jovem humilde porém bastante ambicioso dentro da marinha nacional. Os dois tinham um amor correspondido porém a família da jovem a persuadiu a desistir do casamento pois os jovens enamorados não teriam como se sustentarem, e assim Anne teve que partir o coração de Frederick.

Muitos anos depois, Anne acaba encontrando o agora capitão Frederick, um homem bastante respeitado, que teve grandes feitos na Marinha e hoje alcançara um grande status, porém ele deseja muito arrumar uma esposa e nada melhor do que a jovem e amiga de Anne, senhorita Louisa Musgrove.

Frederick se mostra totalmente indiferente a Anne, porém ela percebe que ainda o tem em seu coração.

Persuasão tem como personagem principal a senhorita Anne. Muito bondosa e pacata, totalmente diferente de suas irmãs, Anne só deseja ter uma vida cheia de paz, mas seu coração não a deixa tranquila desde que ela revê o capitão Frederick, aquele que no passado entregara seu coração, porém tivera que magoar o jovem rapaz.

Frederick tem um choque quando a vê porém a trata de forma muito cordial, até demais, se tornando quase indiferente. Não sendo o bastante tê-lo visto, os dois acabam por frequentaram os mesmos círculos sociais a ponto dele estar pensando em noivar com uma amiga de Anne, a senhorita Musgrove, uma jovem dama que também está à procura de um ótimo casamento.

Sou apaixonada pelas histórias de Jane Austen desde que vi o filme de Orgulho e Preconceito e meu amor cresceu ainda mais quando li o livro. Persuasão é mais uma história tão cheia de um amor tão recatado e sublime, daqueles que não vemos mais nos dias de hoje, que nos encanta a cada página.

O que mais chama a atenção é a simplicidade de todo o enredo, um homem e uma mulher que se encontram muitos anos depois de terem vivido uma história de amor, ainda com sentimentos de mágoa eles descobrem que ainda há amor por trás de toda a dor e sofrimento passado. E todo o amor demonstrado em forma de olhares, mãos ansiosas, corações palpitantes, até que por fim tudo é resolvido e declarado em uma carta cheia de lindas palavras, que me emociono só de lembrar.

A personagem principal é muito adorável e tem um coração muito bom. Anne é muito humilde e costuma colocar o bem do próximo acima do seu, sendo bastante caridosa, até demais. Já Frederick também é um homem bom porém a mágoa de seu passado o deixa um pouco cego e indiferente a nossa mocinha até que finalmente toda a verdade é revelada.

persuasao

Os demais personagens também aparecem em sua medida exata, não sendo personagens excessivas, pelo contrário, tem seu papel bem fundamentado.

Enfim, o gostoso desse livro, além de captar os mais singelos gestos de um amor tão puro, do romance tão extinto em nosso atual momento, de uma escrita mais difícil e exigente de nossa atenção para que tudo seja realmente entendido, é que com personagens simples, com uma história simples, se faz um livro adorável.

Pra quem é fã da autora é obrigatório.

Vou ficando por aqui e espero que tenham gostado, ainda essa semana a volta das histórias do querido John Grisham. Aguardem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s