Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Jogando por Pizza.

Olá queridos!

A vida como sempre agitada! Enfim, conforme prometido nas resenhas passadas, falaríamos de um livro muito bacana de um autor muito querido.

Já fiz outras resenhas dos livros de John Grisham e acho suas histórias excepcionais. Geralmente focadas na área jurídica onde John é especialista, há sempre tribunais cheio, casos de grande complexidade e advogados batalhando como gladiadores para salvarem seus clients.

Mas agora é totalmente diferente, o autor resolveu tirar umas férias e trazer um livro muito mais simples, leve e muito divertido, além de falar sobre um esporte muito famoso e adorado na América do Norte, o futebol Americano.

Jogando por Pizza

jogando-por-pizzaAutor: John Grisham 
Editora: Rocco 
Categoria: Literatura Estrangeira, Romance, Esporte

Rick Dockery é um dos quarterbacks mais azarados do mundo. E isso porque ele é o segundo quarterback de seu time. Depois de dar passes extremamente errados e levar seu time de uma vitória iminente para uma derrota vergonhosa, nem o time da segunda divisão queria saber de Rick.

Mas, sua sorte pareceu mudar quando ele foi contratado pelo Panthers, mas não o Carolina Panthers dos EUA, mas sim o Parma Panthers, um pequeno time de futebol americano localizado em Parma, na Itália.

Rick não ficou nenhum pouco animado com a ideia de sair de seu país indo para tão longe, com um povo de cultura e língua muito diferentes, ainda mais que ele foi contratado como a grande promessa de um time onde todos os demais jogadores tem outros empregos para se sustentarem. Mas, mesmo que tudo parecesse perdido, Rick descobrirá que não poderia haver escolha melhor.

Rick é um homem bonito, atlético e na época da faculdade era tido como um grande futuro para o futebol americano, mas sua vida mudou drasticamente. Hoje na casa dos 30 anos, ainda bastante atlético e disposto, sua carreira estava destruída, ele estava à beira da aposentadoria.

Depois de lances vergonhosos, Rick levou seu grande time de uma vitória certeira, que valia a taça da liga para uma derrota sem precedentes. Os torcedores desejavam mata-lo.

Seu empresário então descobre um time muito ao longe, em uma pequena cidade na Itália, o local perfeito para um jogador se esconder de uma vergonha histórica. Rick a princípio não se anima com a ideia porém acaba aceitando. Mal sabia ele que aquele pequeno time, praticamente desconhecido traria novamente a sua vivacidade, a verdadeira vontade de jogar futebol americano como ninguém.

John Grisham nos trouxe uma história muito divertida, leve e cheia de expectativas, emoções. Temos Rick, o quarterback de um famoso time da NFL (principal liga de futebol americano nos EUA) que põe tudo a perder. Um homem bonito, inteligente porém desgostoso com que a vida lhe trouxe.

No início o personagem realmente não nos atrai, ainda mais por estar tão de mal com a vida, mas com o tempo, conforme tudo vai melhorando, descobrimos que Rick além de ser um homem muito charmoso, é bastante inteligente, calmo, um cara bacana que é leal aos amigos e as ideias que possui.

As demais personagens não têm tanto destaque além do principal, o treinador e duas garotas que dão um leve toque de romance a história, porém todos que fazem parte do time são muito peculiares, divertidos e dão toda a graça. Como bons italianos, tem o sangue muito quente, falam muito alto, brigam muito, tem temperamentos fortes mas são pessoas de bom curacao.

O desenrolar é interessante, o autor dá muitos detalhes nos momentos das partidas e nos instiga, mesmo para aqueles que não conhecem as jogadas do esporte, a pesquisar, descobrir mais sobre elas, mas ainda assim, a forma que o autor descreve é bastante precisa e podemos entender tudo que se passa, além de ser uma grande emoção assim como se estivéssemos vendo pela TV.

O final é bastante satisfatório, é um tanto previsível, mas nada que não agrade.

De modo geral, pra quem adora futebol americano é uma ótima leitura, e para quem não entende ou não gosta tanto do esporte, ainda sim a leitura é válida. Simples, gostoso de ler, uma história leve e um passatempo excelente pois além de todo o esporte, toda a trama, ainda temos os belos cenários da Itália, sua gastronomia que dá água na boca e sua cultura muito rica. John fez um ótimo trabalho.

Vou ficando por aqui caros leitores. No momento estou mais voltada a leitura de mangás, mas em breve terei mais história para comentar aqui com vocês. Teremos a série Mortal e muitas outras ainda por vir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s