Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: Cartas a um Jovem Chef

Olá pessoas!

A vida está muito corrida e essa semana mesmo eu não parei um minuto, além de que logo terei alguns campeonatos a vista e vou começar a treinar que nem doida.

Enfim, não vou ficar chorando minhas pitangas aqui pra vocês. Embora eu esteja sumida, os livros ainda estão em minha vida e dessa vez vou apresentar uns livros legais de histórias de dois grandes chefs de cozinha. Não que eu me interesse muito por esse universo, ainda mais porque nem sei cozinhar, mas por influência do meu noivo e de um grande amigo nosso que é um ótimo chefe de cozinha, foi interessante esta experiência.

Cartas a um Jovem Chef

GRD_1565Autor: Laurent Suaudeau

Editora: Elsevier Editora

Categoria: Literatura Nacional, Gastronomia

O livro contém textos do famoso chefe de cozinha Laurent Suaudeau para aqueles que estão iniciando no ramo culinário e sonham em ser bons chefes. O autor divide seu conhecimento, discute sobre boa comida, boas práticas e conta suas experiências de vida.

Para aqueles que estão começando e também para aqueles que não são da profissão, mas que apreciam um bom prato, que tem o prazer de comer, é uma leitura proveitosa, que abre nossos olhos para detalhes que nunca percebemos, que conta sobre a cozinha do passado e a forma que foi se aprimorando até os dias atuais.

Cozinhar não é somente uma tarefa, um trabalho. Cozinhar também é arte.

O livro começa com o Laurent contando um pouco de sua infância ainda na França, o desejo de cozinhar ainda muito pequeno e as experiências que tinha em sua própria casa, como preparava os almoços de família e até quando ajudou sua tia em seu pequeno empreendimento de carnes assadas.

Já na adolescência se inscreveu em cursos e trabalhou arduamente, ganhando pouco e trabalhando mais de 10 horas por dia, tudo pelo aprendizado e pelo amor a aquilo que fazia.

Com o passar dos anos o jovem se tornou adulto e depois de uma longa jornada seu nome foi ficando cada vez mais conhecido e por fim ele foi convidado a gerenciar a cozinha de um grande restaurante no Rio de Janeiro. Da França para o Brasil a mudança foi drástica, mas uma das melhores coisas que aconteceu em sua vida. Além de encontrar o amor de sua vida, Laurent descobriu em nossa cultura, ingredientes maravilhosos, sabores incríveis e pouco aproveitados em nossa culinária.

Além de contar sua jornada, o chef ainda dá dicas preciosas, sobre os mestres da cozinha, todos aqueles que criaram ótimas técnicas, que foram a base de tudo que conhecemos hoje, uma verdadeira aula de história, além dos tipos de cortes mais usados, o que estudar, como montar um cardápio, a difícil tarefa de administrar um restaurante, como preparar os melhores pratos.

Eu achei o livro uma grande aula gastronômica porque é um mundo totalmente diferente do que eu pensava. Eu nunca me interessei muito por cozinha, aliás, mal sei cozinhar, somente o trivial. Depois que meu noivo começou a se aventurar um pouco na área de doces, que ele faz excelentemente bem e de conhecer um verdadeiro chef de cozinha, nosso amigo chef Wesley, o mundo foi se abrindo.

Ver que aquilo não é somente comida, não é somente repetir processos, é saber como exatamente se faz, como tudo acontece e o que está comendo.

Laurent nos dá uma verdadeira aula em poucas páginas, um livro pequeno, de uma linguagem fácil e que nos ensina tanto. A medida que vai contando sua vida ele vai nos ensinando, dando dicas valiosas de forma que não se torna monótono pois tudo está se encaixando em algum fato que vivenciou. A história vai fluindo calmamente.

Agradeço ao Wesley por ter emprestado a nós e ao meu noivo de ter insistido que eu lesse porque primeiramente não acreditei que aquilo seria para mim, não era minha cara, mas acabou sendo uma surpresa maravilhosa.

Vou ficando por aqui, e nos próximos posts teremos Magos, Biografia de um cara famoso por seu temperamento explosivo e a história real de uma garota que chorou mais de um litro de lágrimas.

Até a próxima.

Deixe um comentário

