É assim que se faz uma canção... - Música · Experimente Ouvir - Música

É assim que se faz uma canção: Angra – Nothing to Say.

Voltando aos posts musicais! Aleluia!

Ainda tenho duas resenhas para fazer e o problema é que eu nem sei por onde começa-las, sendo assim, vamos falar de música!

Eu confesso que nunca gostei muito desta música e quando a ouvi ao vivo, ela ainda assim não me convenceu, mas não sei o porquê esses últimos dias ela não saiu da minha cabeça e quando me vejo estou cantarolando-a.

Ela tem uma letra bem bacana e mais do que isso, está dentro de todo um conceito de um ótimo disco, de uma ótima banda de metal nacional!

Ok, confesso que tinha certo preconceito com ela, mas depois que vi o vocalista original cantando, meu conceito mudou muito.

Angra

Angra_Logo

Formada em 1991 a banda foi fundada pelo guitarrista Rafael Bittencourt e pelo vocalista André Matos. A proposta era fundir o heavy metal com ritmos brasileiros e a música erudita.

O nome Angra foi escolhido devido ao nome da deusa do fogo da mitologia tupiniquim e por parecer com o adjetivo em inglês angry, que significa raivoso.

Em 1992, com Luis Mariutti, Marco Antunes e Kiko Loreiro gravaram a sua primeira demo tape. Logo viajaram para a Alemanha afim de gravar o primeiro disco de estúdio, Angels Cry, lançado oficialmente em 1993.

A partir deste álbum, que misturava heavy metal com música clássica, o Angra ganhou o mundo. Fez um sucesso incrível no Japão vendendo milhares de cópias, ganhando Disco de Ouro. No Brasil ganhou diversas premiações como melhor álbum, melhor vocalista, melhor banda, melhor música. O vídeo de Carry On foi indicado para o MTV Video Music Awards(VMA).

E 1994 a banda abriu o show do AC/DC no Brasil e ainda foi convidado para inaugurar a versão brasileira do festival Monsters of Rock ao lado do KISS, Black Sabbath e Slayer.

Holy Land

angra_holy

Segundo álbum da banda foi lançado em 1996 e levou o Angra a fazer shows na Itália, França e Grécia. A gravação deste álbum foi marcado por problemas sérios nas cordas vocais de André Matos, que teve que voltar ao Brasil para tratamento médico.

Holy Land fala sobre descobrimento do Brasil pelos portugueses. Todo o álbum sofreu influência da cultura nacional com referências aos índios e ao folclore, mas conta também com arranjos clássicos, que simbolizam a Europa daquela época.

Todas as músicas falam sobre a terra sagrada antes do descobrimento até as mudanças que os habitantes deste país passaram desde a chegada de seus descobridores.

O álbum recebeu Disco de Ouro no Japão pelo sucesso de venda e o clipe da música Make Believe foi indicado ao VMA de 1997 sendo o mais votado.

Fim da Primeira Fase e Começo de uma Nova Era?

banda-angra-1

A banda ainda lançou em 1998 o álbum Fireworks, marcado por menos ritmos brasileiros e muito mais heavy metal. Durante a turnê de divulgação os conflitos começaram e em agosto de 2000 André Matos, Ricardo Confessori e Luis Mariutti saíram da banda.

Em 2001 a banda lançou o álbum Rebirth tendo Edu Falaschi a frente dos vocais, Aquiles Priester na bateria e Felipe Andreoli no baixo. Em meses o álbum já tinha vendido cerca de 100 mil cópias em todo o mundo.

Em 2004 ainda tivemos o incrível Temple of Shadows, em 2006 o Aurora Consurgens e 2010 o Aqua.

Mais uma vez alguém se vai…

Angra-2015

Em maio de 2012 o vocalista Edu Falaschi informou que encerraria suas atividades com a banda e se dedicaria exclusivamente a sua outra banda, Almah.

A partir de janeiro de 2013, Fabio Lione se tornou o novo vocalista do Angra.

Desde então tivemos a turnê especial de 20 anos de Angels Cry e o lançamento de Secret Garden.

A banda tem atualmente 8 álbuns de estúdio marcados por muita música boa, muitos integrantes e muitas polêmicas.

Nothing to Say

3

Música é a segunda canção do segundo álbum da banda.

Eu conheço o Angra desde o álbum Rebirth. Não tinha muita referência da Era André Matos porque já comecei na segunda fase da banda, com Edu Falaschi e sua voz incrível em um disco maravilhoso. De cara me apaixonei pela música Rebirth e seu solo incrível, além de sua sonoridade que é um deleite aos ouvidos.

E Nova Era? Músicas excelentes do começo ao fim.

Mas voltando ao objetivo deste post, eu tive a oportunidade de ir a um dos shows da turnê Angra & Sepultura Tour em 2009 que aconteceu no extinto Via Funchal e já que eu iria no show, custava nada me aprofundar ainda mais em uma das bandas brasileiras que eu gostava tanto.

E foi aí que eu descobri mais da Era André Matos que me seduziu sem nenhum pudor. Angels Cry e Holy Land já tinha prendido meu coração com Carry On e Make Believe.

Mas Nothing to Say?

Eu zuava meus amigos dizendo que era o ‘forrozim’ do Angra, devido ao começo da música e inclusive ao ver ao vivo, mesmo aproveitando o show, eu fiquei ‘zoando’ o comecinho da música como se fosse um forró mesmo. Mas, sem maldades.

Mas, foi na turnê de 20 anos do Angels Cry do André Matos (Tiveram duas turnês de 20 anos do álbum, uma promovida por André Matos e a outra pelo Angra com Fábio Lione) que, ao ouvir essa música ao vivo em um show incrível com seu verdadeiro autor e intérprete que eu senti e dei o real valor a ela.

E agora, com Fabio Lione a frente da banda eu entendi que cada vocalista teve sua importância em sua época, mas nem Edu Falaschi e nem o Fábio sabem interpretar essa música como o André.
No começo da música já temos um riff incrível de bateria com o acompanhamento da guitarra e ao fundo ouvimos um ‘triângulo’ acompanhando a batida até que por fim tudo se transforma e voltamos ao rock com aquele fundinho de música clássica.

Uma mistureba, mas que mistureba boa!

A música que traz uma letra que está dentro de todo o conceito proposto pelo álbum, que fala de batalha, da ganância de nossos exploradores em cima dos verdadeiros brasileiros e da riqueza de nosso país, tudo embalado com uma sonoridade de qualidade e um refrão fácil e grudento de uma forma boa.

Um trabalho maravilhoso de músicos talentosos e brasileiros! Que orgulho desses caras!

Confira a música e tire suas próprias conclusões. Válido ouvir todo o álbum para entender a essência de cada canção.

Até mais!

Deixe um comentário

