Minha Sutil Opinião - Livros.

Minha Sutil Opinião: O Poderoso Chefão.

Olá queridos! Como passaram de Natal? Eu espero que muito bem, com os entes queridos, comendo muita coisa boa e se divertindo muito. O meu foi bem bacana, mas depois de tanta comilança que tal falarmos de um livro muito bom que gerou uma trilogia de filmes bem famosa? Conforme o prometido nos posts passados lhes trago o livro abaixo:

O Poderoso Chefão

chefãoAutor: Mario Puzo
Editora: Record
Categoria: Literatura Estrangeira, Romance Policial

A máfia italiana domina as ruas de Nova York. Cinco famílias que se mantem em um estado de harmonia observada, cautelosa, uma desejando a posição privilegiada da outra. A maioria delas é comandada por Don Corleone, o padrinho benevolente que nada recusa aos seus queridos afilhados.
Ele pode, em uma jogada genial conseguir o que quer e para quem quiser, sendo de forma muito sútil ou bastante sangrenta,  Don Vito Corleone cumpre suas promessas.

Sempre ouvi falar de O Poderoso Chefão, mas sobre seu filme estrelado por Marlon Brando que ganhou diversos prêmios e que se tornou uma grande referência quando se trata de máfia italiana. Infelizmente ainda não vi o filme mas espero assistir a trilogia muito em breve e poder comentar sobre eles aqui para vocês.

A história começa com o casamento da filha de Don Corleone, onde se diz pela tradição que, no casamento de um filho de um chefe da máfia, todos os pedidos feitos a ele não podem ser negados e é em um desses pedidos que nos vem a clássica cena dos cinemas onde temos Marlon Brando acariciando um lindo gato com cara de mal.

É díficil falar deste livro sem dar spoilers, além de que a dinâmica é bem diferente. Dividido por partes chamados de Livros I, Livro II e assim por diante, conta história de diversos membros da “Família” se que interligam a história principal.

chefão2

Toda primeira parte conta pequenas histórias sobre como funciona a família, seus negócios, a questão dos favores e os pedidos dos afilhados queridos de Don Vito porém o livro toma um rumo quando Don Corleone recusa um pedido e acaba quase sendo morto. O acusado pode estar envolvido com alguma outra família da máfia e a partir dai uma guerra é declarada.

Tendo esse enredo como foco, o livro toma rumos diferentes em alguns dessas divisões “Livro II, Livro VI” contando a infância e o ínicio da vida de Don de Vito Corleone, focando também no filho mais novo, Michael Corleone e logo voltando a tensão da guerra entre as famílias.

Pode parecer um pouco confuso, mas conforme a leitura, o autor mede bem a tensão entre a história principal e as histórias paralelas que dão o complemento necessário ao foco.

As personagens são incríveis, principalmente os membros da família Corleone, com suas personalidades muito bem definidas. Difícil esquece-los.

godfather

O fim é surpreendente e felizmente fecha todas as aberturas feitas pelo autor desde o começo. Muito bem escrito e com abertura para possíveis futuras histórias.

Ao todo vale muito a pena conferir essa história a fundo. Para quem é fã dos filmes vale a pena conferir os detalhes da história real da tão famosa máfia italiana.

Próximo Livro: Sniper Americano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s